Pauta das 7

gettyimages 1162317880

Onda de calor faz Brasil bater novo recorde de consumo de energia

As temperaturas estão chegando a até 40°C em alguns estados Foto: reprodução

A onda de calor que atingiu o Brasil na última semana fez com que o consumo de energia elétrica batesse um novo recorde no país. Às 14h37 da sexta-feira (15), a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) chegou a aproximadamente 102.478 MW, patamar superior aos 101.860 MW registrados no dia 7 de fevereiro — último recorde.

O aumento da demanda de energia ocorre devido ao maior uso de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Isso porque a massa de ar quente está fazendo com que as temperaturas cheguem a até 40°C em alguns estados, além de provocar um tempo seco. No Rio de Janeiro, por exemplo, a sensação térmica chegou a 62,3°C no domingo (17).

“Desde novembro de 2023, o SIN vem registrando sucessivos recordes na demanda instantânea de carga, em função das ondas de calor”, disse o SIN. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que a onda de calor siga até quarta-feira (20), com temperaturas acima da média na maioria do Brasil.

Já na quinta-feira (21), o país deve receber uma frente fria, que irá baixar as temperaturas e ocasionar fortes chuvas em estados das regiões Sul e Sudeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *