Pauta das 7

4743fbcd 20e7 4a1b a489 a08162d85a72

Operação apura envolvimento de PMs na morte de oito pessoas na Bahia

Foto: reprodução

Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na manhã desta sexta-feira (7), durante a ‘Operação Sangue Oculto’, que investiga a morte de oito pessoas durante uma abordagem policial realizada em julho de 2023 no município de Itatim, no interior da Bahia. 

A operação é um desdobramento da investigação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), sobre a abordagem feita por policiais militares da Rondesp Chapada no Morro do Tigre, em Itatim, no dia 30 de julho de 2023, resultando na morte de duas mulheres e seis homens, sendo três adolescentes, a mais nova com 13 anos de idade.

A investigação do MP constatou a existência de fortes indícios de execução, havendo inclusive indicação de que a cena do crime teria sido alterada.

Inicialmente, o caso foi tratado como uma abordagem policial com suposto confronto e troca de tiros entre as vítimas e os policiais envolvidos, mas as provas técnicas e pericias colhidas durante a investigação revelaram as reais circunstâncias do fato.

Durante a ação de hoje, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos e armas, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Itaberaba, Iaçu e Castro Alves. Também foi determinado o afastamento de oito policiais militares investigados.

A análise do material apreendido contribuirá com a investigação e responsabilização dos oito policiais militares.

A operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), juntamente com a Força Correicional Especial Integrada da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (Force) e com a Corregedoria da Polícia Militar (Correg).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *