A queda de avião que foi registrada nesta quinta-feira (14), em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, ocorreu na mesma região e no mesmo dia em que uma outra aeronave caiu há exatos 17 anos. Na época, quatro pessoas morreram.
Em 14 de março de 2007, um avião carregado com cerca de R$ 5,5 milhões caiu no povoado de Maracangalha. A aeronave era da empresa Bahia Táxi Aéreo e saiu de Petrolina, com destino a Salvador, onde descarregaria o valor. O dinheiro pertencia a diversos bancos que fretavam voos para transportar grandes quantias.
Na ocasião, moradores da região saquearam o dinheiro da aeronave e a polícia encontrou apenas R$ 540 mil do montante. A corporação precisou ainda coibir a ação de falsos policiais, que passaram a abordar moradores para “recuperar” o dinheiro perdido na queda. Duas pessoas foram presas.
Já sobre o acidente desta quinta-feira, não há detalhes sobre o que teria causado a queda da aeronave bimotor, modelo Sêneca PT-REY. O piloto, única vítima e ocupante do avião, era considerado experiente. Ele foi identificado como Jairo Souza e era natural da cidade de Caruaru, em Pernambuco.
Investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) estiveram no local do acidente para a ação inicial da apuração. Em nota, a Aeronáutica informou que a conclusão da investigação terá o “menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.