A Polícia Federal, em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social do Ministério da Previdência Social, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), a ‘Operação Unlocked’, que investiga uma associação criminosa envolvida com fraudes em empréstimos consignados em benefícios previdenciários.
As investigações tiveram início há cerca de quatro meses, quando foram identificados grandes quantidades de desbloqueios de benefícios previdenciários para realização de empréstimos consignados na Agência da Previdência Social do município de Ubaíra, na Bahia.
Ao longo da apuração, os agentes descobriram que uma estagiária da APS estava promovendo os desbloqueios em massa dos benefícios, sem observar as normas internas do INSS e sem anexar nos sistemas os documentos de identificação dos supostos requerentes.
Além disso, uma agente financeira do município de Mutuípe, também na Bahia, encaminhava diariamente para a estagiária uma lista com nomes, números de benefício e CPFs que deveriam ser desbloqueados. No período de um ano, foram identificados mais de oito mil desbloqueios.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nos municípios de Ubaíra e Mutuípe, na Bahia.