Pauta das 7

ENEM DIVULGACAO INEP

Prazo para solicitar isenção do Enem 2024 termina nesta sexta-feira (26)

O prazo também vale para o envio de justificativas de ausência na edição de 2023 Foto: Divulgação/Inep

Os estudantes que querem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até esta sexta-feira (26) para solicitar a isenção na taxa de inscrição. O prazo, segundo o edital, também vale para o envio de justificativas de ausência na edição de 2023.

A solicitação deve ser feita na Página do Participante, com o login do Gov.br. O resultado deve ser divulgado no dia 13 de maio. Já o prazo para entrar com recursos contra a reprovação das solicitações será entre 13 e 17 de maio, com resultado no dia 24 do mesmo mês.

Podem solicitar a isenção quem se enquadrar nos seguintes critérios:

– Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

– Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

– Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico);

– Inscritos no programa Pé-de-Meia.

A justificativa de ausência deve ser feita pelo participante recebeu o benefício da isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 e não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição deste ano. Para isso, é necessário enviar documentação, datada e assinada, que comprove o motivo da ausência, também pela Página do Participante.

Dentre as documentações que servem como justificativa para ausência estão:

– Boletim de ocorrência por assalto ou furto;
– Acidente de trânsito;
– Morte na família;
– Maternidade ou paternidade;
– Acompanhamento de familiar em algum evento ocorrido na data da prova;
– Privação de liberdade;
– Problemas de saúde;
– Deslocamento a trabalho;
– Intercâmbio acadêmico ou atividade curricular.

É importante ressaltar que a confirmação do pedido de justificativa ou isenção no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas deste ano, que ainda não tem data definida pelo Ministério da Educação, deverão efetuar a inscrição virtualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *