O primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, voltou a gerar polêmica após críticas à qualidade dos pães em Angola, durante visita oficial a Hamburgo, na Alemanha. Ele afirmou que, durante o buffet de café da manhã em Luanda, “procurou um pedaço de pão decente e não encontrou”.
Merz já havia causado repercussão negativa ao criticar Belém durante sua participação na COP 30, destacando o clima e elogiando a Alemanha. Na ocasião, o prefeito de Belém e o governador do Pará rebateram as declarações, classificando-as como desrespeitosas.
Segundo a imprensa, Merz informou ao presidente Lula, durante reunião bilateral no G20, que não teve intenção de ofender os brasileiros, mas não apresentou um pedido formal de desculpas.








