PUBLICIDADE

Salvador inicia vacinação contra dengue com imunizante do Butantan

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a vacinação contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. Nesta primeira fase, 2.648 doses enviadas pelo Governo Federal serão destinadas a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), seguindo orientação do Ministério da Saúde.

Estão incluídos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, odontólogos, profissionais multiprofissionais (como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais e farmacêuticos), além de agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate às endemias (ACE) e trabalhadores administrativos das Unidades Básicas de Saúde.

A SMS informou que novos públicos poderão ser contemplados de forma progressiva, conforme o envio de novas remessas.

Esquema vacinal

A vacina do Butantan é indicada para pessoas de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de infecção prévia, e possui dose única, aplicada por via subcutânea.

Já quem iniciou ou completou o esquema com a vacina Takeda (Qdenga) deve manter o mesmo imunizante até o fim do ciclo, que é composto por duas doses com intervalo de três meses. Quem já concluiu esse esquema é considerado imunizado e não deve receber a vacina do Butantan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em breve mais informação e entretenimento para você!