Pauta das 7

Saúde nos Bairros atende o Curralinho até dia 16; confira programação

Foto: reprodução

Com o objetivo de levar diversos serviços de saúde para perto das comunidades, o projeto Saúde nos Bairros, da Prefeitura de Salvador, chegou à Boca do Rio nessa segunda-feira (4), onde permanecerá até o dia 16. Durante esse período, moradores da região vão contar com acesso rápido e fácil a consultas, exames e demais encaminhamentos, que têm sido oferecidos em uma unidade móvel estacionada no Curralinho, ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF). Até o final desse mês e início de abril, as ações serão ofertadas em mais quatro distritos: Cabula/Beiru, Subúrbio/Ilhas, Itapuã e São Caetano/Valéria.

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos lembrou que esse é o 41º bairro beneficiado com a iniciativa desde o seu lançamento, em abril do ano passado.

“O programa é estruturado para atender às principais necessidades dos soteropolitanos, com comodidade e serviços de qualidade e de forma facilitada, pertinho de casa. Seguiremos avançando por toda Salvador, cuidando de perto da nossa gente”, declarou a gestora, lembrando que a ação já promoveu mais de 800 mil atendimentos.

A estrutura de equipamentos e profissionais capacitados na unidade móvel possibilita oferta de serviços da atenção básica, saúde especializada, atendimentos pediátricos, exames, atendimento odontológico, vacinação e encaminhamento para a realização de cirurgias eletivas.

No rol de procedimentos ofertados pelo Saúde nos Bairros, estão consultas com médicos clínicos, cardiologistas e pediatras. Os moradores também têm realizado exames de mamografia, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma (ECO), transtorácico, doppler das carótidas, ultrassonografia mamária, ultrassonografia do abdome, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia da tireoide e exames laboratoriais em geral.

Celeridade

A coordenadora do programa, Edliene Vieira, explica que o principal propósito do Saúde nos Bairros é atender, de forma célere, a comunidade onde o mutirão é iniciado.

“Viemos cuidar da população do Curralinho e de toda essa região. Estamos aqui para atender a demanda aberta, oferecendo atendimento clínico, cardiologista, realizando exames como eletrocardiograma, mamografia e ecocardiograma, entre outros”, explica.

Segundo ela, a iniciativa realiza uma média que varia entre 13 e 14 mil atendimentos a cada distrito por onde passa. A coordenadora entende que durante o mês de março, em função das comemorações pelo Dia da Mulher, as buscas por mamografia e demais exames ginecológicos devem aumentar.

“Por isso, aumentamos a oferta da mamografia. Convidamos todas as mulheres a virem fazer o seu exame. Temos vagas todos os dias de segunda a sábado”, convida a coordenadora. As atividades seguem na Boca do Rio até o dia 16 de março, das 7h às 17h, de segunda a sábado (até às 13h). Para ter acesso aos procedimentos, os interessados devem comparecer ao local munidos de cartão do SUS, RG e guia de exames pretendidos.

Programação do Saúde nos Bairros:

Distrito: Boca do Rio
Data: 04 a 16
Local: Curralinho

Distrito: Cabula/Beiru
Data: 11 a 23
Local: Arenoso

Distrito: Subúrbio/Ilhas
Data: 18 a 30
Local: Guerreira Zeferina

Distrito: Itapuã
Data: 25 a 06 de abril
Local: Mussurunga I

Distrito: São Caetano/Valéria
Data: 25 a 06 de abril
Local: Pirajá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *