Pauta das 7

Norovirus oropouche ou dengue Diferencie a virose 0031899901202405151420 7

Secretaria de Saúde aponta aumento de casos de Norovírus em Salvador

Foto: reprodução

Diarreia intensa, náusea, vômitos, febre e dores no corpo estão entre os principais sintomas que afetaram diversas pessoas e levaram muitos a unidades de saúde em Salvador, nesses últimos dias. A Secretaria da Saúde confirma um aumento de casos do Norovírus na cidade, mas descarta a informação de um surto da doença.

O Norovírus é transmitido via oral-fecal por meio da água e alimentos contaminados ou através do contato com pessoas infectadas. Trata-se de um vírus sazonal, que costuma circular entre os meses de abril e maio, no período do outono/inverno.

Um rápido levantamento feito pelo Laboratório de Virologia do Instituto de Ciência e Saúde (ICS) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) indicou que, nos últimos 10 dias, 15 amostras testadas deram positivo para Norovírus.

Saude confirma aumento de casos de norovirus em Sa0031904500202405160642 7
Foto: reprodução

O tratamento pode ser feito em casa e inclui repouso, com foco em ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação e medicamentos para aliviar as dores.

A higiene, especialmente com a lavagem de mãos e de alimentos, além do uso de máscara, é fundamental para evitar a propagação dos casos da doença.

Vale salientar que o norovírus não é de notificação compulsória, ou seja, não há obrigatoriedade de comunicação da autoridade de saúde sobre ocorrência de suspeita ou confirmação da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *