Pauta das 7

image 255 800x420 1

Servidores estaduais realizam manifestação no CAB

Foto: reprodução

Uma manifestação dos servidores públicos estaduais está marcada para acontecer, na manhã desta terça-feira (28), no Centro Administrativo da Bahia. Os trabalhadores protestam contra o reajuste salarial de 4,% oferecido pelo governo do estado.

Na proposta, que será apreciada nesta terça pelos deputados estaduais, está previsto que o valor deve ser pago em duas parcelas e sem retroatividade. O setor não tem reajuste há cerca de 7 anos e acumula perdas em torno de 54%.

 Segundo Elza Melo, diretora da APLB, os professores estão reivindicando um reajuste de pelo menos 10%. “Estamos pedindo, no mínimo, uma proposta de 10% para discutir com o governo. No entanto, houve uma negativa do governo estadual, que propôs um aumento de 5,69% dividido em três vezes para o magistério e 4% para os demais servidores”, afirmou Melo. Outras categorias, como a saúde, o judiciário e a Polícia Civil, também estarão presentes na manifestação.

Na área da saúde, conforme a categoria, não há concurso público há 16 anos e os profissionais sofrem com sobrecarga de trabalho e ambiente de trabalho precarizado. A Sindsaúde afirma que “a gestão estadual está tirando o direito dos trabalhadores ao Piso Nacional da Enfermagem, aprovado em 2023, tentando incorporar gratificações variáveis aos salários para atingir o valor do Piso”.

Os trabalhadores aprovaram em assembleia estado de greve nos dias 27, 28 e 29 de maio na tentativa de garantir uma nova rodada de negociação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *