Um homem foi preso, no final da tarde dessa quarta-feira (14), na estação de Metrô do Bonocô, em Salvador. O suspeito, identificado como Raul Leal de Araújo, foi flagrado passando a mão em partes íntimas de uma mulher, quando desciam uma escada rolante.
A ação foi registrada por uma mulher que também estava na escada rolante, atrás do suspeito. É possível ver o homem passando a mão nas nádegas da vítima, uma jovem de 21 anos.
No momento do assédio, a jovem não teve reação. Somente após ser alertada pela testemunha que gravou o vídeo, que ela foi atrás do suspeito. Quando alcançado, o homem foi espancado por populares revoltados com a situação.
O suspeito chegou a fugir da estação, mas foi alcançado novamente. Uma viatura da Polícia Militar, que passava no momento, deteve o homem e o encaminhou para a Unidade de Saúde dos Barris. Já a mulher foi conduzida para a Central de Flagrantes, nos Barris, onde prestou depoimento.
Informações dão conta que o suspeito seria estudante do 8º semestre de direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Em nota a CCR Metrô Bahia informou que repudia qualquer forma de assédio e que, em casos como esses, os agentes de atendimento e segurança da empresa devem ser acionados para que as devidas providências sejam tomadas.
A empresa ressaltou, ainda, que oferece um espaço exclusivo para o atendimento de mulheres vítimas de assédio e/ou violência: a “Sala Elas à Frente”, localizada na Estação Pirajá.
De acordo com a CCR, o espaço conta com uma equipe especializada, composta por uma psicóloga e uma assistente social da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) para oferecer suporte psicológico e social, orientando e acolhendo mulheres que necessitem de ajuda em situações de violência.