Integrantes das Secretarias Estadual e Nacional da Segurança Pública (SSP e Senasp) alinharam detalhes para o início da utilização de câmeras corporais na Bahia. Equipes se reuniram no Centro de Operações e Inteligência (COI), na tarde de quarta-feira (6). Protocolos paras as Polícias Militar, Civil e Técnica e o impacto nas atividades operacionais foram alguns dos temas debatidos.
Duzentas câmeras doadas pela Senasp serão empregadas, em fase de teste, em unidades policiais de Salvador e da Região Metropolitana (RMS).
Segundo a SSP-BA, a data para o início das câmeras ainda será definida, mas será ainda neste mês de março.
Câmeras corporais
Em novembro de 2023, começaram os testes para câmeras corporais que serão implementadas nos fardamentos dos policiais militares. Esta foi a quinta empresa candidata para o fornecimento. A tecnologia das câmeras foi avaliada por um comissão.
Outros testes foram realizados e o trabalho foi acompanhado por especialistas das Superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) e de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap).
Além disso, profissionais das Polícias Militar e Civil, de outras empresas candidatas, do Ministério Público Estadual, da Procuradoria Geral do Estado, da Defensoria Pública do Estado e de movimentos sociais também acompanharam a Prova de Conceito diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Vale lembrar que as quatro empresas anteriores acabaram desclassificadas pela SSP-BA. Duas na fase de apresentação de documentação e outras duas pela inconsistência de imagens geradas pelos equipamentos.