Pauta das 7

IMAGEM NOTICIA 1 (44)

Trabalhadores são resgastados em condição de escravidão em navio ancorado em Salvador

Foto: reprodução/SRT-BA

Uma operação resgatou 16 trabalhadores em condições análogas à escravidão em um navio de uma empresa norueguesa. A embarcação estava ancorada na Baía de Todos os Santos, em Salvador. A operação foi liderada por auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), com o apoio da Marinha do Brasil.

Entre os resgatados estavam nove pessoas naturais de Salvador, três do estado do Maranhão e quatro do Espírito Santo. Segundo a SRT, os trabalhadores teriam ficado cinco dias alojados no navio em condições precáias e de mal-estar. Os brasileiros dormiam em redes e colchonetes expostos ao frio e a ventania. Aos auditores, as vítimas informaram que a jornada de serviço no navio chegava a 14 horas, das 6h às 21h, com uma hora para o almoço.

Os trabalhadores foram contratados por uma empresa de Vitória, no Espírito Santo, para trabalharem em serviços de lavagem e pintura dos porões de um navio cargueiro das Ilhas Marshall, propriedade de uma empresa da Noruega. Após serem resgatados, os trabalhadores foram encaminhados para uma hospedagem em terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *