Pauta das 7

Tromba d’água chama atenção de moradores do Subúrbio de Salvador

Foto: reprodução

Uma tromba d’água se formou no mar da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador e chamou a atenção de moradores. O fenômeno foi registrado nesta quarta-feira (21).

A estrutura parece é similar a um redemoinho, porém formada por água. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o fenômeno e um barco passando nas proximidades da tromba d´água.

A meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou o que é e como é formado o fenômeno.

“Ocorre normalmente quando a gente tem nuvens de grande desenvolvimento vertical. Transformando em uma linguagem mais simples, é como se fosse realmente formando um redemoinho, que vai elevar a umidade de um espelho d’água”, contou.

Cláudia Valéria disse ainda que o surgimento do fenômeno não tem relação com as chuvas que têm atingindo a cidade e outras regiões do estado nos últimos dias.

“É um fenômeno muito pontual, de pequena atuação diária. Normalmente não provoca muitos problemas porque atua realmente sobre uma área de espelho d’água. Esses sistemas não têm absolutamente nada a ver com chuvas. Os sistemas que provocam chuvas são sistemas meteorológicos diferentes, e não sistemas meteorológicos tão pontuais”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *