O Ministério da Saúde determinou a suspensão da aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan em todo o país a partir desta segunda-feira (8). A medida foi adotada após o registro de duas mortes suspeitas que estão sob investigação das autoridades sanitárias.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa com participação da Anvisa e do Instituto Butantan. Segundo o governo federal, cerca de 500 mil doses já foram aplicadas desde o início da campanha.
Nesse grupo, foram identificados 42 casos de reações graves possivelmente associadas ao imunizante, incluindo os dois óbitos que motivaram a suspensão cautelar. O Ministério da Saúde informou, no entanto, que ainda não há comprovação de relação direta entre a vacina e as mortes.
Durante a coletiva, o ministro Alexandre Padilha afirmou que as investigações seguem em andamento e que não há, até o momento, elementos suficientes para estabelecer causalidade.
A recomendação do governo é que estados e municípios interrompam a aplicação das doses até a conclusão das investigações. Pessoas vacinadas recentemente devem ficar atentas a sintomas como febre, dores abdominais e vômitos.








