Pauta das 7

Vereadores saem na mão em sessão na Câmara de Lauro de Freitas

Foto: reprodução

A sessão na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, desta quarta-feira (28), terminou em agressão entre os parlamentares. O momento foi transmitido ao vivo no site da Câmara Municipal.

A confusão começou quando Gabriel Bandarra (Novo), mais conhecido como Tenóbio, ao final da sessão de hoje, criticou a prefeita da cidade, e disse que muitos colegas da Câmara não levam o trabalho a sério.

“Nós estamos aqui para representar as pessoas, e toda Lauro de Freitas tem o poder de questionar a prefeita”, disse ele, se referindo à sessão anterior da casa, alegando que nem Moema, nem a presidenta da sessão, Débora Regis (PDT), deixaram outros representantes falarem”, disse.

“Ao contrário do que alguns pensam, que isso aqui é uma brincadeira, porque metade das sessões nem acontece, porque falta a maioria dos vereadores, eu não estou aqui para brincar, e não estou aqui para fugir de nenhum dos senhores. Se tiver algum frouxo aqui, que não vai votar a favor do que ela falou, eu vou querer ver agora, e vou pegar a cara de um por um, quero nem saber quem é, e vou jogar na rede e nomear“, complementou.

O vereador Loxa Lopes (PP), da base da prefeita Moema, então, respondeu, questionando a fala do opositor e acusou Tenóbio de desrespeitar as políticas. Ele chegou a bater na mesa algumas vezes e destacar que o colega da oposição chamou Naíde de “descarada”.

“Quando você desqualifica uma senhora chamando de descarada, está desqualificando a pessoa. Não está desqualificando a parlamentar não. Descarada quer dizer sem vergonha, desavergonhada. Gente, sai do normal do parlamento, sai do normal da educação. Se fosse minha mulher ou minha filha, não terminava a frase não”, disse Loxa durante o discurso.

Antes das agressões, quando Loxa já estava exaltado, alguns dos presentes tentaram conter a situação, mas o vereador pediu para todos se afastarem, garantindo que não partiria para uma briga física. “Ele precisa ouvir, gente! Ele precisa ouvir! Tenóbio não é o único homem que tem aqui, não!”.

Tenóbio, então, respondeu Loxa: “Você acha que bater na mesa é ser homem”, disparou Tenóbio. “Descarado é o senhor. Você quer palanque”, gritou Loxa. Nesse momento, o vereador do PP replica e, logo depois, desfere tapas contra o colega de parlamento: “Descarado é o senhor!”.

Veja o vídeo:

Ao fim da sessão, os envolvidos foram à 23ª Delegacia Territorial de Lauro de Freitas e registraram a ocorrência. Imagens de câmeras de segurança, ainda segundo a PC, serão analisadas para esclarecer o caso.

Por meio de nota, o vereador Tenóbio alegou que desde se lançou como pré-candidato a prefeito do município, em dezembro do ano passado, vem recebendo “uma enxurrada de ameaças, calúnias, agressões e constantes fake news”.

No texto, o parlamentar afirmou que não irá se intimidará, e classificou a ação do opositor político como “covarde”. Por fim, ele confirmou que prestou queixa na delegacia de Lauro de Freitas.

O vereador Loxa Lopes, até o momento, não se manifestou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *