Além de lidar com as fortes chuvas, os moradores de Feira de Santana, na Bahia, tiveram que encarar, nessa terça-feira (20), uma “infestação” de sapos. Um vídeo que circula nas redes sociais, mostra centenas de anfíbios amontoados nas ruas do bairro Campo Limpo.
O professor doutor Marcelo Felgueiras Napoli, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, explicou que este é um caso de reprodução explosiva. Segundo ele, quando diversos machos e fêmeas se reúnem para reproduzir, vários filhotes nascem ao mesmo tempo.
“Este mecanismo é muito comum e não se trataria de uma epidemia de sapos ou algo parecido, é o esperado”, afirmou.
Essas situações são registradas em altas temperaturas e durante períodos de chuvas com trovoadas, como as que têm atingido diversos municípios baianos.
Em nota, a Prefeitura de Feira de Santana informou que até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência neste sentido por nenhum dos órgãos municipais. A Administração Municipal está atenta e monitorando todos os problemas relacionados a eventos climáticos na região e segue à disposição da população.
Os canais de atendimento, através do aplicativo Fala Feira 156 e do telefone 156, estão disponíveis para receber eventuais demandas ou relatos da população sobre danos causados pelas chuvas.