Pauta das 7

olivia santana 2090461 article

Deputada é vítima de abordagem truculenta da PM em Salvador

Foto: reprodução/redes sociais

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) foi vítima de uma abordagem truculenta da Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira (1º), quando passava pelo Vale das Pedrinhas, em Salvador. A bordo do seu carro, a parlamentar estava a caminho de uma atividade religiosa na Igreja de São Caetano.

Um vídeo gravado por uma testemunha mostra o momento da abordagem, onde Olívia aparece com as mãos para cima, junto com a sua equipe, conversando com os policiais.

Nas redes sociais, Olívia se manifestou e definiu a abordagem como “violenta, completamente inadequada e daquelas que o nosso povo sofre todos os dias”. “Os policiais, com as armas do lado de fora, apontadas para o meu carro, começaram a gritar: ‘Desce do carro, por**. Todo mundo com a mão na cabeça'”, disse.

Olívia relatou que os ocupantes do veículo obedeceram ao comando e desceram com as mãos na cabeça. Ela conta, ainda, que não se identificou como deputada, mas, após ser reconhecida pelo agente que coordenava a operação, o tom da abordagem mudou.

“Eu disse para ele que era um absurdo aquela forma de abordagem. Ele [o policial] disse que o veículo preto era suspeito, que tinha supostamente recebido uma informação de que tinha havido uma ocorrência e que haveria um veículo preto em fuga. Senti que a nossa vida esteve por um triz”, contou.

Após a abordagem, a deputada reforçou a necessidade da adoção de câmeras de monitoramento nos fardamentos dos policiais. Ela apelou ao governador Jerônimos Rodrigues que adote o equipamento com urgência para a corporação.

“Se minha voz puder servir para alguma coisa, quero que sirva para garantir essa reivindicação, para que as câmeras de segurança sejam instaladas no fardamento dos policiais”, disse.

Em nota, a Polícia Militar informou que “preconiza que as ações de seus agentes sejam pautadas na técnica e legalidade. Qualquer cidadão pode apresentar denúncia na Ouvidoria (0800 284 0011) ou na Corregedoria da PM, localizada na Rua Amazonas, nº 13, Pituba, em Salvador”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *